ARTIGO: É preciso ter Controle
Há todo momento nosso cérebro é bombardeado de informações: são manuais, critérios, passo a passo, fórmulas “mágicas”, procedimento e diversas ferramentas voltadas para gestão de negócios.
Todo esse bombardeio nos dá sensação de impotência, pela incapacidade de captar tudo, e não sobra tempo para parar e analisar os resultados.
Isso quando existem controles que permitem uma análise. Muitos não tem mensurado seus resultados. Matam um leão por dia e nada disso é fácil, muito pelo contrário, é muito mais difícil justamente porque não há controle.
Se no fim de um período a empresa não tem claro o valor do faturamento e dos seus custos, qual foi o total do valor recebido e qual o valor pago, quanto tem no estoque, se está desperdiçando recursos e qual caminho a seguir, está na hora de repensar e implantar controles básicos para saber diariamente não somente o quanto, mas também para quê e principalmente, onde está utilizando os recursos e investindo sua energia.
As velhas conciliações e controles básicos diários, são primordiais para o domínio efetivo de seu dinheiro. Não precisa de mágica, nem fórmula do sucesso, basta organização. Não precisa de um computador de última geração e de tecnologia de ponta, são ferramentas que ajudam, mas não servem para nada sem alimentação correta.
É imprescindível um mapa do processo, e para isso basta uma caneta e um pedaço de papel, também disciplina para seguir a sequência das etapas e não se perder. Para parar de andar em círculos e visualizar o caminho que a empresa pode percorrer.
Os estereótipos envolto ao assunto: Processos e Qualidade, são em sua maioria intitulados como chatos e parece gerar aumento de burocracia, o que pode acontecer quando foge do que a empresa realmente precisa, quando pegamos fórmulas prontas de processos criados e tentamos encaixar numa realidade própria.
Para ter sucesso na implementação de processos é preciso cuidar do seu negócio. Como as pessoas que tem suas particularidades, cada uma tem sua personalidade, seus costumes, sua cultura e padrões, cada pessoa tem uma digital única, também as empresas devem ser tratadas da mesma forma. São pessoas jurídicas e exclusivas, formidavelmente criadas para solucionar o problema de seus clientes. Seja através dos produtos ou do serviço que vende, seja qual for o segmento e/ou sua missão, mas a sua visão sempre almeja sucesso, e como dizia William Edwards Deming (pioneiro tanto nos estudos como na aplicação de melhorias no âmbito da qualidade): “não se gerencia o que não se mede” e sem gestão não há sucesso.
Pare e olhe para seu negócio, meça e gerencie de verdade.
Cleyde Luciane dos Santos Katzer
Consultora Empresarial na organização Ativa