Inovar é necessário
“ Se você quer algo novo, você precisa parar de fazer algo velho” Peter Drucker
Constantemente ouvimos falar que as exigências do mercado consumidor estão mudando. Que a curto prazo muitos dos produtos existentes e consumidos hoje, deixarão de existir. Que a curto prazo, muitos dos produtos que serão consumidos, ainda não existem. Já refletimos sobre isto? O que estamos fazendo para identificarmos e irmos ao encontro destas necessidades?
Fazemos parte do grupo de empreendedores com a sensibilidade/perspicácia de entender que o sucesso e longevidade de um negócio está diretamente relacionado a satisfazer a necessidade do cliente ou do que não se afasta de sua convicção de que o que faz é bem feito e desta forma sempre será aceito?
Peter Drucker, já dizia que: “ Não há nada tão inútil quanto fazer eficientemente o que não deveria ser feito”.
Por mais bem feito que façamos algo, se não atendemos a necessidade do cliente, o tempo envolvido, passa a ser inútil.
A atenção as mudanças de necessidades do mercado, envolvendo-se com entidades empresariais, participando de feiras, congressos, seminários, são alguns dos quesitos necessários para que a pergunta “o que aconteceu com minha empresa” não precise ser feita em algum momento.
Mas, não é tudo, esta busca de tendências, de informações, de ideias, só terá efetividade se colocada em prática.
Planejamento, com objetivos estratégicos claramente definidos, abrangendo economia e finanças, mercado e imagem, qualidade e cliente, processos e inovação, patrimônio humano, contribuirão fundamentalmente no atingimento de metas a serem definidas.
“O que pode ser medido pode ser melhorado” Peter Drucker
Talvez você questione, tudo isto já sei, mas, como faço para praticar?
No Brasil, a maioria dos empreendedores é especialista na atividade fim, todavia, com alguma deficiência na gestão estratégica. Identificar o profissional para implementar uma gestão estratégica, é um passo fundamental para contribuir na definição da direção do seu negócio de acordo com as tendências de mercado.
Buscar o envolvimento da equipe de colaboradores, é parte fundamental no planejamento de uma gestão estratégica.
Equipes treinadas, motivadas, com conhecimento e identificação clara da cultura da empresa, planos de carreira e benefícios definidos, ampla disseminação das metas estratégicas, processos bem implementados, perspectiva de futuro, é o que faz a diferença nas empresas de sucesso. Envolver e ouvir a equipe objetivando novas ideias para a melhoria contínua dos processos e inovação é fator preponderante para a solidez do negócio.
Planejar de forma participativa e agir de forma estratégica é a combinação de fatores de sucesso.
Maria Salete Rodrigues Pacheco – Empresária/Contadora