Sistema de folha de pagamento: vale a pena?
Otimizar o tempo, reduzir custos e aumentar a produtividade. Esse é o sonho que toda empresa quer alcançar. É nesse aspecto que um sistema de gestão da folha de pagamento pode ser o seu grande aliado, realizando todo o ciclo de funções do departamento pessoal de forma automatizada, eliminando a possibilidade de erros e retrabalhos.
Por muito tempo, profissionais de recursos humanos elaboravam a folha de pagamento manualmente, o que exigia um conhecimento específico sobre as leis trabalhistas e uma constante atualização. Sem contar no tempo que isso exigia, uma vez que cada colaborador pode ter uma remuneração e benefícios variados pagos durante o mês de trabalho
No entanto, a utilização de sistemas para a execução da folha de pagamento vem sendo cada dia mais indispensável. Afinal, você não quer ter problemas trabalhistas lá na frente, não é?
Nesse post vamos mostrar as vantagens de adotar um sistema de gestão de folha de pagamento. Confira!!
O que é uma folha de pagamento?
A folha de pagamento é um espelho de todo o histórico financeiro do funcionário sobre o mês trabalhado. É um documento obrigatório e que pode ser fiscalizado para fins previdenciários e trabalhistas. Além disso, caso o funcionário queira financiar uma casa ou mesmo um carro, é através da folha de pagamento que conseguirá comprovar seus rendimentos. Ela também é o principal comprovante requerido no processo de aposentadoria.
Qual a vantagem de utilizar um sistema de folha de pagamento?
A grande vantagem em utilizar um sistema de folha de pagamento é a segurança e a agilidade com que o cálculo é feito. Para as empresas, isso representa precisão dos dados e uma correta elaboração do documento.
É importante destacar que a escolha de um sistema de folha de pagamento deve possibilitar a aderência a novas obrigações previdenciárias e trabalhistas que possam vir a ser exigidas, como é o caso do e-Social.
Uma vez que a escrituração digital deste documento e das obrigações trabalhistas e previdenciárias vem sendo cada vez mais importantes, tanto para o recolhimento dos encargos e tributos, como para um fechamento exato do valor que deve ser pago ao trabalhador, o que evita multas e outras penalidades.
Opte por um sistema que gere todas as guias de recolhimento e demais informações para as principais obrigações fiscais como: RAIS, CAGED, SEFIP, GRRF, DIRF e MANAD, além de gerar arquivo para crédito em conta de diversos estabelecimentos bancários. Escolha aquele adaptado a sua realidade. Muitos tem cadastro ilimitado de funcionários e de empresas e realizam automaticamente todo o cálculo e emissão de recibos de pagamentos, férias, rescisão contratual e complementos, além de controle de pagamentos realizados a sócios, profissionais autônomos e facultativos.
Outro ponto para ficar atento, é ter um sistema já adequado para o eSocial, a nova obrigação acessória das áreas trabalhista, previdenciária e fiscal que contém todas as informações sociais dos trabalhadores e abrange todos os empregadores e suas consequências.