O planejamento financeiro empresarial é um item indispensável para o sucesso de uma organização. É um documento que traz direcionamentos, já que aponta as diretrizes para que a organização seja rentável e estipula ferramentas para garantir um fluxo de caixa saudável e o cumprimento das metas propostas.
Resumindo: o planejamento financeiro empresarial tem o objetivo de organizar os recursos financeiros da empresa para que sejam melhor aproveitados. Deve ser realizado em todas as organizações, independente do porte.
De um modo geral, há algumas etapas fundamentais na hora de planejar as finanças:
Diagnóstico da saúde financeira da empresa, entendendo qual a real situação do negócio.
Mapeamento das despesas, elencando todos os custos, fixos e variáveis, necessários para que a empresa se mantenha funcionando e produzindo.
Análise do mercado de atuação, buscando saber quem são os concorrentes, quais as soluções e preços que eles oferecem e quais os riscos que eles representam para o negócio.
Cálculo do capital de giro, a reserva que a empresa precisar ter no seu caixa para que ela possa continuar funcionando enquanto os valores a receber não entram.
Metas e objetivos financeiros, os resultados a serem alcançados e em quanto tempo devem ser atingidos. É preciso, também, definir as ações que irão permitir a concretização das metas.
Projeção de gastos e recebimentos a curto, médio e longo prazos. Possibilita à empresa estar mais preparada para enfrentar possíveis adversidades.
Aí, é hora de colocar em prática todo o planejado, seguindo à risca o estabelecido.
Fonte: Scoreplan