Para que serve o CPF na nota?
Afinal, você sabe o que é e para que serve o CPF na nota fiscal? Essa medida foi criada pelos governos estaduais para controlar a cobrança de impostos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e evitar a sonegação fiscal. Além disso, dificulta a circulação de notas fiscais falsas. E como isso funciona? Se o CPF não estiver na nota, pode ser que o lojista não faça a emissão e, mais tarde, ele não vai pagar o imposto necessário daquela compra.
É importante lembrar que o programa é de responsabilidade estadual e não são todos que adotam essas medidas. Procure saber na Secretaria de Fazenda do seu Estado sobre essa possibilidade.
Benefícios
Resgate de valores: Alguns estados têm programas especiais de pontos, em que conforme for usando o CPF na nota fiscal, a pessoa acumula pontos que podem ser resgatados a cada seis meses. Eles podem ser trocados por recarga de celular, ingressos para shows e até dinheiro, através de transferência bancária.
Descontos: Em alguns estados o CPF na nota pode gerar descontos em impostos como IPVA ou IPTU.
Sorteios: O CPF na nota pode dar prêmios em sorteios realizados pela Loteria. É possível ganhar dinheiro ou ingressos para shows e jogos de futebol.
Doações: É possível repassar esse valor para instituições sociais e ONGs.
Melhorar o Score de Crédito: O Score de Crédito é uma pontuação que as instituições financeiras avaliam antes de dar crédito aos usuários. Quanto melhor seu Score mais chance de conseguir um empréstimo. Quando você coloca o CPF na nota, você mostra para o mercado que está movimentando dinheiro e isso pode influenciar em uma melhor reputação a longo prazo.
Como cadastrar CPF na nota?
Durante o cadastro, o usuário adiciona os dados bancários e, de seis em seis meses, ele pode receber o dinheiro na conta. Cada programa, ou seja, cada estado, tem regras específicas de valor para resgate, por isso, é preciso confirmar quais as condições e como ele deve ser solicitado.
Com informações: Pag Seguro