Aposentadoria híbrida: o que é?
Se você não sabe o que é aposentadoria híbrida, você não está sozinho. Muitos outros brasileiros também desconhecem essa modalidade de aposentadoria. Mas, o que é aposentadoria híbrida e como ela funciona?
A aposentadoria híbrida é uma modalidade em que o trabalhador pode se aposentar por idade, desde que ele atinja um tempo mínimo de contribuição (inferior ao que é exigido nas aposentadorias por tempo de contribuição). O diferencial é que, para atingir esse mínimo, ele pode somar seu tempo de contribuição com o INSS nas modalidades urbana e rural.
Quem solicita a aposentadoria híbrida são, principalmente, aquelas pessoas que, ao longo da vida, migram da zona rural para a zona urbana e trocam o trabalho no campo por empregos nas indústria, comércio ou no setor de serviços. Essa modalidade garante que eles não percam os anos trabalhados no campo e possam somá-los ao tempo de trabalho na área urbana. Sem essa possibilidade de fazer essa combinação alguns trabalhadores não conseguiriam se aposentar pois o tempo de contribuição nas modalidades urbana e rural
Até novembro de 2019 era preciso seguir dois requisitos: idade e tempo mínimo de contribuição e a carência era de 180 meses. Em relação à idade eram exigidos 65 anos para homens e 60 para mulheres. Com a reforma da previdência, ocorreram mudanças nessas regras e agora os trabalhadores precisam esperar um pouco mais para requerer a aposentadoria. Agora, é preciso ter 15 anos de contribuição para ambos os sexos, homens continuam precisando ter 65 anos e mulheres, 62.
A aposentadoria híbrida é uma excelente alternativa para as pessoas que trabalharam por anos no meio rural, mas que em determinado momento da vida passaram a exercer funções na cidade. Essa é uma situação bastante comum entre os trabalhadores brasileiros que, com esta opção de aposentadoria, têm seus direitos assegurados, sem perder anos de trabalho.
47 3422-4222