ARTIGO: Inovar é preciso?
Que o cenário brasileiro e mundial é uma constante mudança que gera incertezas isso já é sabido, assim como também sabemos que nunca impediu de sermos empreendedores e encararmos os desafios diários no mundo corporativo em que atuamos.
Sendo assim, a necessidade de auto avaliação é uma constante, sempre atento ao que o mercado nos apresenta e principalmente pensar e agir estrategicamente.
Dentro dessa premissa vem a importância de avaliar a corporação e perceber como está pensando e agindo. Que estratégias estão sendo consideradas e que plano de ações são levados no dia a dia?
Você já deve conhecer essa reflexão de Philip Kotler
“Existem três tipos de empresas e profissionais: os que fazem as coisas acontecerem, os que ficam vendo as coisas acontecerem e os que perguntam: o que foi que aconteceu? ”
A inovação é algo a ser considerado e, de maneira geral, essencial para a sobrevivência nesse cenário competitivo e ainda globalizado; entretanto, nada fácil exercer essa prática sem considerar desafios, investimentos, pesquisas e ações colaborativas entre empresas, clientes, funcionários e parceiros.
Vamos considerar que essa inovação vai além de buscar novas tecnologias produtos e serviços. Com certeza envolve modelos de gerir negócios e a maneira de lidar com pessoas.
A tal globalização ainda gera metodologias, ferramentas e terminologias como Coach, Startups, Coworking, whatsApp e tantas outros nomes traduzidos ou não.
Lembra do filme “De Volta para o Futuro” da década de 80 e outra versão em 2015?
Então, a Nike já apresentou o tênis que amarra sozinho e a Hendo o Hoverboard (skate voador).
Dentro de nossa realidade devemos considerar que nenhuma ideia deve parecer absurda, todas devem ser pensadas, analisadas, testadas e colocadas à prova em práticas desafiadoras com riscos calculados.
Então, qual seu perfil?
Inovador, assiste as inovações ou se pergunta: o que houve?
“Se você faz o que sempre fez, você obterá o que você sempre obteve”.
Seja participativo nas propostas de inovação, sustente uma posição de líder, dê o melhor de si e lute diariamente para ser melhor do que já foi.
Gil – Gilnei Gibeili
Consultor Empresarial & Coach