Auditoria contábil: o que é e qual sua importância
Você sabe o que é auditoria contábil? Nada mais é que a análise minuciosa e criteriosa dos registros e documentos de uma empresa, que monitora a realidade da empresa e confere se existe alguma alteração ou falha a ser corrigida.
A auditoria possibilita aos sócios o detalhamento da empresa e dos custos, trazendo maior controle dos departamentos financeiro e administrativo. O principal benefício direto da auditoria é evitar problemas fiscais. Além disso, a auditoria contábil influencia diretamente na permanência da empresa no mercado e favorece o crescimento do empreendimento.
As demonstrações auditadas são:
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração de Resultado de Exercício (DRE);
- Demonstração dos fluxos de caixa;
- Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados;
- Notas explicativas.
Os processos contábeis no Brasil são regulamentados pela CFC nº 1.328/11 e as auditorias são indicadas para empresas de todos os portes que desejam trabalhar dentro da legislação.
O processo deve se dividir em seis etapas de análise:
- pesquisa ambiental;
- controle interno;
- planejamento e auditoria;
- teste de controle;
- teste substantivo;
- parecer do auditor.
O papel do empreendedor neste processo é acompanhar tudo e disponibilizar todas as informações solicitadas pelo auditor. Mesmo que a empresa tenha um contador, a auditoria deve ser realizada integralmente pelo auditor, que deve ter autonomia para realizar o trabalho.
Quer saber mais sobre este tema? Fale conosco:
47 3422-4222