CLT ou PJ? Entenda as diferenças e vantagens.
O mercado profissional vem se transformando nos últimos anos. Entre as mudanças, o regime de contratação traz, certamente, muitas dúvidas. Afinal, o que é mais vantajoso: contratar/trabalhar como CLT ou PJ?
Para começar, vamos entender o que essas siglas significam:
CLT é a sigla para Consolidação das Leis de Trabalho. São as normas que regulamentam as relações trabalhistas brasileiras. Sob esse regime de contratação, a pessoa trabalha com carteira de trabalho assinada, o que inclui responsabilidades para empregado e empregador. Há uma rotina de horário de entrada e saída, intervalos para refeição e descanso e diversos direitos trabalhistas previstos na legislação. O salário ganha descontos relativos à INSS, imposto de renda, vale refeição e/ou transporte (de acordo com o que é oferecido pela empresa).
PJ significa pessoa jurídica. Esse regime de trabalho designa um profissional que tem uma empresa registrada em seu nome e sustenta todos os encargos para a realização de seus serviços. Não configura vínculo empregatício e o profissional pode, portanto, prestar serviço para várias empresas. Não há nenhum desconto no recebimento de valores, já que esse tipo de trabalho também não tem os benefícios oferecidos ao trabalhador contratado em regime CLT, como férias e 13º terceiro salário.
Vantagens de contratar empregados como PJ
– Menos custo: não há obrigatoriedade de pagar os encargos trabalhistas exigidos pelo regime CLT.
– Menos impostos: os impostos são menores e os tributos da PJ são de responsabilidade do empregado.
– Mais competitividade: para compensar o regime de contratação de PJ, a empresa pode oferecer uma remuneração maior, o que pode ser uma vantagem ao contratar os empregados mais qualificados.
Também há desvantagens, como a jornada de trabalho flexível, já que o PJ não precisa cumprir uma jornada diária de trabalho. O acordo deve ser claro e satisfazer as duas partes. A falta de dedicação exclusiva do trabalhador pode ser outra desvantagem.
Vantagens de contratar sob regime CLT
– O colaborador se sente mais seguro, já que a lei garante diversos direitos.
– Dedicação exclusiva e jornada diária definida, o que pode, dependendo da realidade do empregador, favorecer os resultados positivos do negócio.
Já as desvantagens incluem mais impostos e custos, além de dificuldade na contratação, já que os custos maiores com impostos e encargos, não permitem o pagamento de salários mais altos.
No final das contas, o que o empregador precisa é analisar sua realidade e entender que tipo de profissional e serviços precisa. Independente da escolha, o promordial é que tudo seja feito dentro da legalidade.
47 3422-4222