Como comprovar tempo de trabalho sem a carteira de trabalho?
Depois de muitos anos de trabalho chega a hora de se aposentar. Porém, surge um problema: você trabalhou um período sem registro em carteira ou perdeu sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). E aí, tem como comprovar o tempo trabalhado?
Para provar o tempo de serviço sem registro na carteira, a pessoa vai ter que demonstrar por meio de documentos e testemunhas. Ressaltando, que apenas o testemunho não vale: é preciso endossá-lo por meio de algum documento.
Por isso, é muito importante guardar qualquer tipo de documento que venha da empresa, mesmo os mais insignificantes. Eles podem ter muito valor na hora de requerer a aposentadoria. Holerites, comprovante de férias e extrato do banco onde foi depositado o salário são exemplos de documentos que devem ser guardados.
Além destes, também têm valor de prova: declarações da Secretaria da Receita Federal do Brasil; declaração fornecida pela empresa, devidamente assinada e identificada pelo seu responsável acompanhada de cópia autenticada do cartão, livro ou folha de ponto; termo de rescisão contratual ou comprovante de recebimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), entre outros que possam ser comprovadores do período trabalhado.
Caso o INSS negue o pedido de reconhecimento do tempo de serviço, a pessoa ainda poderá requerer isso na justiça, utilizando os mesmos documentos e testemunhos apresentados ao INSS.
47 3422-4222
www.ativacontabil.com.br
Agnaldo da Silva santos
22 de março de 2021 @ 14:03
Boa tarde meu nome é Agnaldo,gostaria de tirar uma dúvida á muito tempo atrás trabalhei uns três anos de gari na prefeitura de jacobina cidade próxima de salvador,porém eles não me registrarao mais assinava holerite sera que quando eu me aposentar esses anos irão contar na minha aposentadoria ou vou precisar ir ate essa cidade pra resolver essa situação?
ODAIR
10 de janeiro de 2022 @ 12:45
Trabalhei a quase 20 anos atrás sem carteira assinada e agora encaminhei o pedido mas falta esse tempo. O que faço?