Como definir a remuneração dos sócios da empresa?
Em uma empresa, o salário dos sócios é composto por três formas de retirada principais: retirada por atividade, pró labore e distribuição de lucros.
A retirada por atividade ocorre quando o sócio executa tarefas operacionais do negócio. Por exemplo, uma empresa de representação comercial, em que o sócio também é um representante\vendedor, tem sua carteira de clientes e faz suas vendas. É conveniente que este sócio ganhe as comissões referentes aos negócios que ele fechar.
O pró labore é um valor fixo, pago ao sócio por mês, se este trabalha na empresa. Este valor deve ser justo com a empresa e com o mercado. Pró labore se define pelo valor do trabalho e não por quanto o dono gostaria de ganhar. Uma boa forma de definir o pró labore é se perguntar: Quanto eu pagaria para uma pessoa fazer isso?
Este valor não deve ser o mesmo das necessidades financeiras pessoais do dono. Um sócio, por exemplo, que execute tarefas gerenciais na empresa, deverá ter um pró labore definido de acordo com o valor que custaria à empresa a contratação de um gerente.
Na distribuição de lucros, ao final de cada mês ou de um período determinado, os sócios devem calcular qual foi o lucro gerado pela empresa. Esta informação é de extrema importância, pois determinará se o negócio está indo bem e, se não estiver, que mudanças serão necessárias para colocar a empresa nos trilhos. O valor calculado como lucro pode (e deve) ser distribuído aos sócios.
É sempre importante definir quais as regras desta distribuição, como periodicidade, percentual de cada um, reserva de caixa e casos de antecipação de lucros.
Com informações: Exame