Como descobrir o enquadramento tributário certo para sua empresa
Entender os regimes tributários brasileiros pode não ser uma tarefa das mais simples. Cada empresa funciona de uma forma e, para definir a tributação mais adequada, muitos aspectos precisam ser levados em consideração.
Atualmente, existem três regimes tributários no Brasil. No momento de abertura da empresa, é preciso escolher um deles:
Lucro Real: é considerado o regime mais complexo e pode ser adotado por todas as empresas, afinal, a apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social é feita diretamente sobre o Lucro Líquido (CSLL) da empresa, a partir do lucro apurado na escrituração contábil, ajustado conforme a legislação.
Lucro Presumido: é uma forma de tributação um pouco mais simples, onde as apurações de IRPJ e CSLL são baseadas em um percentual estimado de lucro, ou seja, em uma receita bruta presumida, ou prevista.
Simples Nacional: é o regime de arrecadação de tributos mais simples dos três, em sua maioria aplicado às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Todos os tributos são cobrados em uma única guia (DAS) e o valor é determinado pela atividade exercida.
No momento de definir o melhor regime tributário para uma empresa é indispensável o auxílio de um contador, que vai ajudar o empreendedor a entender cada detalhe da sua rotina empresarial, encontrar as situações vantajosas e garantir mais economia de impostos para a sua empresa. Com informações: Omie