Como fazer sua empresa aparecer no Google?
Uma boa estratégia de marketing aliada a técnicas de SEO (Em português, Otimização de Sites para Buscadores de Pesquisa) costuma ser eficiente para colocar uma empresa na primeira página do Google. O SEO é uma ferramenta gratuita que permite que seu negócio otimize o conteúdo do site, tenha um alto índice de relevância e, assim, alcance o topo das pesquisas do Google de forma orgânica (sem investir em anúncios pagos).
Além disso, para otimizar o ranqueamento da sua empresa no Google é preciso:
Criar conteúdo de qualidade: É fundamental que cada conteúdo foque em palavras-chave bastante buscadas pelo seu público-alvo. Se você vende roupas, por exemplo, pode criar páginas e conteúdos com palavras-chave como “roupas femininas”, “loja de roupas” e “moda feminina”, por exemplo. Pesquise os melhores termos para o seu segmento e desenvolva um conteúdo relevante e autoral.
Liberar o sitemap: O sitemap é um arquivo que funciona como um mapa do seu site, mostrando para o Google e para os usuários todos os caminhos para chegar aos conteúdos disponíveis. Na prática ele é basicamente uma lista com todas as URLs que compõem o seu endereço web. O sitemap é de extrema importância para o posicionamento de um site. Afinal, o Google ou os usuários não desejam se perder nos “corredores” do seu site. Assim, você disponibiliza um “atalho” para a leitura de todo o conteúdo. O sitemap pode ser trabalhado por meio do Google Search Console, antigo Google Webmaster Tools.
Otimizar o título do artigo e a URL: A URL da sua página ou artigo também deve ser otimizada com SEO. Prefira sempre criar URLs curtas e focadas no conteúdo abordado na página. Assim, você eleva suas chances de aparecer na primeira página do Google.
O mesmo vale para o título de cada página do seu site.
Usar uma descrição atrativa: Sabe quando você pesquisa algum assunto no Google e, antes de clicar no link, consegue ler um resumo do material? Essa tática chama-se meta description e é utilizada para indexar o conteúdo de uma maneira mais atraente.
Pode até parecer bobo, porém essa descrição é uma espécie de vitrine do seu conteúdo e é uma das primeiras coisas lidas pelo Google. Nela, sempre devem conter a palavra-chave e um breve conteúdo atrativo.
Outras formas
AdWords
O AdWords nada mais é do que a plataforma de links patrocinados do Google. Essa é uma forma de investir dinheiro em anúncios, fazendo com que seu site ou página possa aparecer na primeira página das buscas logo no primeiro dia. A desvantagem, naturalmente, é que você precisa pagar por isso.
Google Maps
Colocar seu negócio no Google Maps também faz com que ele apareça nos resultados de pesquisa numa posição destacada. Para isso, primeiramente você deve se cadastrar no Serviço Google Maps.
Investimento em marketing de conteúdo
Ao contratar uma empresa especialista em marketing de conteúdo, você não precisará se preocupar com questões técnicas, como o SEO, nem com a produção de materiais. A agência fará isso por você, ficando responsável pela elaboração de artigos com foco nas buscas do Google.
Com informações: Serasa Experian