Como medir o capital intelectual da empresa
Você já ouviu falar em capital intelectual? No ambiente empresarial, ele representa todo o valor gerado como consequência dos conhecimentos e experiências individuais de cada colaborador. Se utilizado de forma estratégica pelos profissionais de RH, pode ser um diferencial competitivo nas organizações.
O desenvolvimento do capital intelectual é o resultado da junção de três frentes principais:
- Capital interno (conjunto de processos, sistemas, conceitos e modelos utilizados internamente pelas organizações);
- Capital externo (conjunto de relações com clientes, fornecedores, marcas e stakeholders, caracterizando a sua imagem e reputação no mercado);
- Capital humano (todas as habilidades e conhecimentos individuais de cada colaborador inseridas no contexto organizacional).
O capital intelectual é intangível e difícil de ser mensurado. Ele aparece no dia a dia em forma de novas ideias e projetos. Priorizar o desenvolvimento dos seus colaboradores, com política de capacitação e treinamento traz resultados positivos na organização. Isso gera colaboradores engajados e motivados. O que vai se refletir em maior produtividade.
Mas, como medir algo intangível? Existem algumas fórmulas prontas, mas o principal é a avaliação de como os colaboradores se sentem em relação ao trabalho na empresa, o quanto estão motivados e envolvidos com a organização.
Fonte: Pontotel e Web Artigos