Dicas de como começar um empreendimento durante a crise
Durante a pandemia, com a falta de emprego e o aumento no número de desempregados, empreender tornou-se uma opção. Tanto que, dados do Ministério da Economia dão conta que até o dia 9 de janeiro havia 11,1 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) formalizados no Brasil. Este número mostra um aumento de quase dois milhões de novos empreendedores quando comparado a fevereiro de 2020, quando havia 9,3 milhões de MEIs no país.
Mas, como fazer para abrir um negócio e se dar bem em meio à crise? Anote algumas dicas que podem ajudar:
1. Foque nas prioridades
Esse é o momento exato para organizar as prioridades. Por isso, elimine gastos supérfluos, repense os seus custos e atente-se ao que realmente é importante: a sua marca. Uma ótima alternativa nesse momento é apostar na alimentação e educação financeira. A alimentação, por sua vez, é uma necessidade constante. Já a educação é o meio mais eficiente de qualificação e, consequentemente, uma opção para contornar a crise. Dessa forma, é fundamental que você, empreendedor, busque refletir sobre o que você tem a oferecer para o consumidor. Com isso, é interessante se questionar: quais são os investimentos prioritários da minha empresa? Quais áreas eu consigo cortar gastos?
2. Busque novas oportunidades de investimento
É fato: as crises são grandes promissoras de oportunidades, inclusive para quem deseja investir. Geralmente, em situações de recessão econômica, os preços de ativos tendem a cair, como é o caso de imóveis, ações e até novas opções de decoração.
Não restam dúvidas que crises vêm e vão, certo? Por isso, embora os ativos apresentem preços baixos nesse momento, quando a crise passar certamente os seus investimentos estarão valorizados.
3. Aplique as estratégias de marketing digital
Outra dica valiosa para quem pretende empreender: o marketing. Aliás, um dos maiores erros é cortar os investimentos nessa ferramenta, uma vez que ela é fundamental para captar novos clientes, alcançar o público com assertividade e, claro, aumentar as vendas. Além disso, é quase impossível falar sobre marketing digital sem mencionar o seu custo-benefício. Afinal, as suas estratégias custam menos que o marketing tradicional e, ainda, possuem uma alta capacidade de segmentação e alcance.
4. Organize as finanças
Por fim, é importante destacar que ao abrir um empreendimento em meio a crise, é necessário adotar uma postura correta. Ou seja, organizar as finanças e aplicar a gestão financeira. Nesse sentido, a gestão financeira é imprescindível. Por isso, não abra mão do fluxo de caixa, de uma planilha de controle e, se for possível, conte com o auxílio de um software financeiro para controlar as receitas e despesas. Além do mais, é importante buscar a opinião de profissionais no assunto, uma vez que eles auxiliam na redução de falhas e na potencialização de oportunidades.
(Fonte: Sebrae)
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