Dicas para alavancar pequenas empresas nas redes sociais
As redes sociais já são parte da vida da maioria dos brasileiros. O Brasil é o país que mais usa as redes na América Latina. Segundo o relatório Digital in 2019, divulgado pelas empresas We are Social e Hootsuite, 66% dos brasileiros está ativo nas redes sociais. E esse público as usa com um viés comercial, buscando diariamente por um serviço ou produto pela internet.
Se você não sabe por onde começar ou quer melhorar o que já tem, siga as 10 dicas de ouro para redes sociais.
1. Defina
a persona
Determinar os traços do seu público-alvo é fundamental.
Você precisa saber informações como idade, gênero, localização e renda média.
Isso é o mínimo. E se já fez o seu plano de negócio, tem todos esses dados. No
entanto, a persona tem um nível maior de detalhamento. A diferença entre o
público-alvo e a persona é que aquele contém características mais abrangentes,
enquanto este caracteriza compradores reais, que vão embasar as decisões
estratégicas de redes sociais. Utilizar uma persona é uma das melhores maneiras
de realizar ações bem-sucedidas. Você pode fazer pesquisa diretamente com os
seus clientes, procurando conhecer quais são seus gostos, preferências, hobbies
e dores.
2. Conheça
as redes sociais, como funcionam e qual é o público de cada uma
Quando
falamos em redes sociais, a maior parte das pessoas pensa imediatamente em
Facebook. E não é para menos, essa é a rede mais famosa que existe e, no
Brasil, o número estimado é 86 milhões de usuários. Mas existem
outras redes sociais que podem ser exploradas. O Instagram
tem um nível de engajamento fortíssimo. Ou seja, por meio dele, muito mais do
que likes, você pode
obter envolvimento, interação e relacionamento com os seus clientes. O
LinkedIn é a maior rede social voltada para o mercado de trabalho. É ideal para
interagir com os usuários, divulgar a marca e até mesmo recrutar funcionários.
Para ajudar as pequenas empresas, o LinkedIn lançou uma série de guias. O
Twitter é a rede social conhecida pelo número de caracteres limitados: 280. Os
usuários do Twitter são ligados em tecnologia, ciência e cinema. O YouTube
é uma rede social excelente para ganhar popularidade por meio de vídeos. Tome
cuidado apenas com a qualidade da imagem e do som. Mas você não precisa de uma
câmera e de um microfone profissionais, nada disso! É importante que os
espectadores possam ouvir com clareza e que a imagem tenha uma qualidade legal,
como não estar tremida nem embaçada. Na internet, você consegue achar umas dicas
bem legais sobre como fazer vídeos para internet. Pinterest é uma rede social
em que as pessoas buscam e fornecem ideias sobre vários assuntos: moda,
bem-estar, saúde, decoração, corte de cabelo, penteado, frases de inspiração,
artesanato e muitas outras coisas.
3. Escolha a
qualidade em vez de quantidade
Nem
todas as redes sociais serão adequadas para o seu negócio e para as metas e
objetivos que definiu. Por
dois motivos. Primeiro porque a maioria dos empreendedores de pequenas empresas
precisa administrar as próprias redes. Além disso, se você entendeu o propósito
de cada rede social e criou personas, deve saber onde seus clientes e
potenciais clientes preferem interagir. Concentre seus esforços lá,
compartilhando conteúdo de qualidade e que resolva seus problemas.
4. Planeje-seAssim como tudo na vida, para uma atuação nas redes sociais, você também vai precisar de planejamento. Defina metas nas redes sociais. Use a estrutura de metas de Smart – objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo determinado. Por exemplo, “vou aumentar o número de fãs na página da minha empresa no Facebook de 700 para 1,1 mil em três meses”. Crie um calendário. Pense em datas comemorativas, períodos de promoção e outros conteúdos que valham a pena ser compartilhados.
5. Conteúdo
relevante
Coloque-se
no lugar do cliente, da persona que você criou e pense o que
eles querem saber da sua empresa. Se você tem uma loja de roupas, por que não dar dicas de como
combinar cores e quais são as últimas tendências? É uma boa oportunidade de
mostrar seus produtos. Preste sempre atenção no que os seus clientes
querem. Não é porque você gosta mais de goiabada que de chocolate que os seus
clientes também pensam assim. Às vezes um conteúdo que não te agrada vai tocar
os seus clientes. E não se esqueça de atualizar sempre suas redes sociais com
informações como telefone, endereço, dias e horários de atendimento. Imagine se
seus clientes quiserem saber se sua loja vai ficar aberta no feriado e não
encontrarem nenhuma informação nas redes? Fique ligado!
6. Imagens
Uma imagem vale mais que mil palavras. Tão clichê e tão verdade! GIFs, memes,
fotografias, figuras, gráficos e vídeos têm muito mais engajamento do que
textos.
7. Crie
relacionamento
Não
basta colocar seus posts nas redes e não interagir com os internautas. Isso cria uma impressão de desleixo.
Responda, curta os comentários, faça um filtro para apagar eventuais
comentários desrespeitosos. Mais de 80% dos clientes espera que uma empresa
responda em 24 horas. Então, na hora de responder, mostre a experiência de sua
empresa e não hesite em usar um pouco de humor.
8. Programe
os posts
Já que você fez o planejamento e tem um calendário com as postagens, faça a
programação e libere espaço na sua agenda. Existem várias ferramentas gratuitas que permitem essa
facilidade.
9. Encontre
inspiração de marcas bem-sucedidas
Não
tem problema nenhum usar como inspiração as estratégias de sucesso. Veja as
redes sociais de empresas bem-sucedidas no mesmo ramo que o seu e use-as como
inspiração para fazer suas próprias campanhas. Só não vale
copiar, ok?
10. Monitore
os resultados
Teste
e avalie a sua estratégia. Analise
dados como: número de cliques por postagem, alcance de posts, horário de
publicação, conteúdo, número de visitas. Depois, faça os ajustes necessários
com base nos resultados para melhorar o desempenho cada vez mais.
(Fonte: Sebrae)
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