Diferença entre lucratividade e rentabilidade
Muitos empreendedores acham que lucratividade e rentabilidade são sinônimos, mas na verdade há diferenças importantes entre os dois indicadores. Lucratividade e rentabilidade são dois conceitos relacionados ao lucro líquido do negócio, mas com pontos de vista e funções diferentes.
A lucratividade é um indicador que revela quanto um negócio efetivamente ganhou em relação a tudo o que recebeu — ou seja, sua margem de lucro líquida. Tecnicamente, é a relação entre o valor do lucro líquido e o valor das vendas em percentual, ou seja, os ganhos da empresa comparados ao seu faturamento.
A rentabilidade é um indicador ligado a um investimento inicial e em quanto de retorno ele é capaz de proporcionar para o negócio. No caso, podemos mensurar o quanto a empresa rendeu a partir do investimento inicial realizado para abrir o negócio, ou qualquer outro tipo de investimento em ativos e projetos. Para isso, a rentabilidade é calculada com base na relação entre o lucro líquido e os investimentos realizados pela empresa.
DIFERENÇAS
Para começar, a lucratividade compara o lucro final da empresa com o faturamento das vendas, enquanto a rentabilidade compara o lucro final com os investimentos realizados. Ambos têm como base de comparação o lucro líquido, mas apontam para análises distintas do desempenho financeiro.
Além disso, a lucratividade depende dos custos, da formação de preços e da relação com a concorrência, que determinam se a receita das vendas será suficiente para cobrir todos os custos e ainda gerar lucro no saldo final. Já a rentabilidade depende da capacidade do negócio de gerar retorno a partir dos recursos investidos. Embora os dois indicadores estejam intimamente relacionados, é possível ter uma boa lucratividade e baixa rentabilidade — e vice-versa.
Com informações: Conta Azul