Empresas podem recuperar impostos pagos indevidamente
As obrigações tributárias são muitas para o empreendedor brasileiro. É preciso lidar com taxas, impostos, datas que podem causar dúvidas e enganos. Muitas vezes, por não saberem exatamente os direitos que possuem e não contarem com o apoio de profissionais especializados, os empresários podem acabar perdendo dinheiro.
Ter conhecimento sobre prazos para pagamentos, o que pode gerar restituição, isenção e benefícios fiscais são dúvidas comuns para pessoas físicas e jurídicas. Para ser ter uma ideia, recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) aponta que 95% das empresas no Brasil têm direito à restituição de valores pagos indevidamente. O pior é que poucas delas sabem disso!
As empresas optantes pelo Simples Nacional têm mais dificuldade para terem restituídos os valores pagos de forma indevida. Praticamente todos os impostos pagos de forma incorreta podem ser recuperados, entre eles ICMS, ISS, PIS e COFINS. Para saber se houve pagamento indevido é preciso analisar o extrato do Simples e comparar com as entradas e saídas, analisando o cálculo de cada imposto pago.
Empresas com débitos também podem solicitar a restituição. Neste caso, a Receita Federal fará o cruzamento das informações e passará o valor exato a ser restituído.
Fonte: Portal Contáveis com informações de Contábil Hub