Entenda como funcionam as criptomoedas
Você sabe o que são e como funcionam as criptomoedas? Para começar, é preciso explicar que criptomoeda é um tipo de dinheiro totalmente digital, que pode ser usada com as mesmas finalidades do dinheiro físico. Suas três principais funções são:
Servir como meio de troca, facilitando as transações comerciais.
Reserva de valor para a preservação do poder de compra no futuro.
Como unidade de conta, quando os produtos são precificados e o cálculo econômico é realizado em função dela.
As moedas digitais representam um código complexo que não pode ser alterado. As transações realizadas com elas são protegidas por criptografia e o preço das moedas digitais varia segundo a lei da oferta e da procura.
Criptomoedas são ativos recentes e com uma lógica bastante sofisticada de funcionamento. Segundo o site Bitcoin.com elas têm algumas vantagens sobre moedas físicas e outros meios de pagamento, entre elas: liberdade de pagamento, taxas baixas e segurança.
Como investir?
Existem algumas formas de investir ou adquirir Bitcoins ou outras criptomoedas. É possível comprar cotas de fundos de criptomoedas, negociá-las diretamente com uma corretora (Exchange), aceitando as moedas digitais como pagamento em algum negócio ou, ainda, minerando (mineração é o processo no qual as transações entre os usuários são verificadas e registradas, além da introdução de novas moedas; os mineradores são recompensados com moedas digitais).
Além do Bitcoin, a moeda digital mais famosa existem outras como Bitcoin Cash, Ethereum, Tether, Ripple e Litecoin.
Fonte: Infomoney