O que acontece se não entregar a declaração do imposto de renda
Você já se perguntou o que pode acontecer caso não faça a declaração do Imposto de Renda? Bem, inicialmente seu CPF vai ficar irregular, o que vai limitar sua vida. Não será possível, por exemplo, prestar concurso público, abrir conta em banco, solicitar um empréstimo ou tirar passaporte.
Além disso, há uma multa para quem não entregar a declaração no prazo estipulado, no valor de R$ 167,74 quando não houver existência de imposto devido. Já o valor máximo pode chegar a 20% do imposto devido.
Mas, as consequências podem ser bem piores. Em casos mais extremos, se você não realizar a sua declaração será considerado um sonegador de impostos pelo governo. Nesse caso, além de multas e outras penalidades, você ainda passará por um processo administrativo – a famosa malha fina – e, caso seja oficialmente acusado de sonegação fiscal, pode pagar com até cinco anos de prisão.
Segundo a Lei n. 4.729/1965, é considerado crime de sonegação fiscal prestar declaração falsa ou omiti-la total ou parcialmente com a intenção de se desonerar do pagamento de tributos, taxas ou quaisquer adicionais devidos perante a legislação.
Por isso, fique atento à data limite para a entrega da declaração do IR e evite dor de cabeça!
47 3422-4222
#AtivaContabilidade #escritoriodecontabilidade #joinville #MPE #contabilidade #ativacontabilidade #organizaçaoativa #MEI