O que é adicional por tempo de serviço?
Você já viu a sigla ATS, mas não sabe o que ela significa? ATS é Adicional por Tempo de Serviço que, para o setor público é obrigatório por lei. Já para empresas privadas, essa remuneração não tem base legal, mas pode estar prevista em acordos e convenções coletivas. O ATS considera que, a cada ano trabalhado, o profissional irá receber uma porcentagem adicional em seu salário.
Mesmo não sendo obrigatório, muitas empresas já entenderam a importância de contar com esse tipo de benefício para o seu colaborador. Por isso, optar pelo adicional de tempo de serviço pode trazer muitos retornos positivos para as empresas privadas. Entre eles:
Melhora da experiência do colaborador: Receber o ATS faz com que o funcionário se sinta mais valorizado pelo empregador. Em conjunto com outros itens, como bom clima organizacional, se torna uma forma de melhorar a experiência do empregado, também conhecida no mercado como employee experience.
Aumento da produtividade e engajamento: Colaboradores felizes e motivados costumam produzir mais e melhor. Além disso, quando se sentem valorizados, a tendência é que tenham um maior sentimento de pertencimento à empresa, melhorando o engajamento e comprometimento. Desta forma, o investimento financeiro pode significar, inclusive, melhores resultados.
Retenção de talentos: Um dos principais indicadores das empresas é a taxa de turnover, que indica a rotatividade de profissionais. Se ela estiver alta, significa que há algum problema na retenção de talentos. Oferecer o pagamento do ATS é uma forma de valorizar o funcionário e o manter por mais tempo na companhia.
Com informações: PontoTel