O que são obrigações acessórias?
Manter uma empresa regularizada e em dia com o Governo requer o cumprimento de uma série de ações, que implicam diretamente na saúde do negócio. Dentre essas muitas ações está a organização e declaração das obrigações acessórias, trabalho desenvolvido pelo escritório de contabilidade. Não entregar essas obrigações dentro dos prazos estabelecidos pode gerar o pagamento de juros e multas para a empresa o que, por consequência, compromete o fluxo de caixa.
Mas, você sabe o que são as obrigações acessórias? São declarações mensais, trimestrais e anuais cujo objetivo é informar ao Governo (federal, estadual e municipal) dados sobre receita ativa, impostos apurados, além da parte trabalhista como folha de pagamento e encargos gerados. Em outras palavras, são deveres administrativos que têm o intuito de fornecer ao Fisco um maior controle sobre as ações da empresa, para que este se assegure que o negócio está cumprindo com sua obrigação tributária.
As obrigações acessórias variam de acordo com o regime tributário escolhido pela empresa, mas algumas obrigações são comuns a todos os regimes:
EFD (Escrituração Fiscal Digital)
SEFIP/GFIP (Sistema Empresa de Reconhecimento do FGTS e Informações à Previdência Social)
CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados)
ECD (Escrituração Contábil Digital) — Lucro Real e Lucro Presumido obrigatório e Simples Nacional Facultativo
ECF (Escrituração Contábil Fiscal)
DIRF (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte)
RAIS (Relação Anual de Informações Sociais)
Para garantir que sua empresa cumprirá todas as obrigações é imprescindível contar com o trabalho de um profissional habilitado. Se precisar de ajuda, entre em contato conosco:
47 3422-4222