Planejando seu negócio em meio ou após uma crise
Planejamento e organização são necessários neste momento, em que a pandemia de coronavírus que se espalhou pelo mundo trouxe mudanças no modo de vida, criou novos hábitos e atingiu, sem distinção, todas as áreas da economia. Para passar por este período existem algumas estratégias que podem ajudar sua organização em meio à crise.
1 – Controle de custos: É preciso redobrar a atenção, evitar os desperdícios que, em tempos normais nem são notados, e reduzir custos. A vigilância sobre o fluxo de caixa deve ser rigorosa (é preciso saber com exatidão tudo o que entra e sai do seu caixa).
2 – Foque na produtividade: Desenvolver estratégias para aumentar a produtividade sem gerar mais custos é uma ação mais do que necessária neste período. Elimine a burocracia e faça com que todos entendam a necessidade de serem mais produtivos e eficientes em sua rotina de trabalho.
3 – Resultados rápidos: Em tempos de crise econômica, é melhor deixar de lado grandes aquisições e investimentos. Porém, ficar estagnado esperando a crise passar não vai te levar a lugar algum. É preciso empregar os recursos financeiros em atividades que oferecerão resultados rápidos: investir na ampliação do segmento de mercado para um produto já existente, oferecê-lo em outras regiões, fazer pequenas modificações para que ele possa ser interessante também para outros públicos.
4 – Identifique novas oportunidades: Inovação sempre pode ajudar os negócios. Porém, você não pode olhar só para sua empresa. É preciso entender que seus clientes estão passando pelo mesmo momento difícil e também querem reduzir custos e aumentar produtividade, por exemplo. Identifique serviços que podem ser oferecidos para esses clientes e fique atento às oportunidades.
Com planejamento e compreensão do mercado é possível sobreviver à crise.
Com informações: Sitewarewww.ativacontabil.com.br