Procrastinação no trabalho: como evitar
A procrastinação nada mais é que o adiamento de uma determinada tarefa que precisa ser realizada. Outras tarefas, às vezes menos importantes, passam à frente na lista de prioridades e, de repente, o dia acaba e a mesma tarefa vai para a agenda do dia seguinte. Esse hábito afeta a qualidade do trabalho e a confiança, já que pode afetar outros colaboradores e setores da empresa. Além de afetar seriamente a produtividade no trabalho, pode interferir na imagem da pessoa como profissional e, até mesmo, da empresa.
Mas, quais são os motivos que levam à procrastinação?
Fator psicológico: Cansaço, problemas pessoas, sobrecarga de trabalho, condições de saúde, desmotivação são alguns pontos que podem contribuir para a procrastinação.
Dúvida ou insegurança: Atividades que parecem difíceis demais tendem a ser adiadas.
Temo gasto nas atividades: Geralmente, o problema não está na falta de tempo, mas na falta de prioridades. Checar e-mails ou redes sociais, por exemplo, costumam consumir um tempo precioso.
O que fazer para vencer a procrastinação?
Divida a rotina em pequenas tarefas. Um grande projeto pode ser dividido em pequenas ações que, ao final, concluem o que foi programado. Tentar fazer tudo de uma vez pode sabotar a execução da tarefa, gerando retrabalhos e atrasos.
Fuja das distrações. Pense em tudo o que pode te distrair, desde a notificação no celular ou um colega que gosta de conversar. Programe ciclos de trabalho: 25 minutos com foco total no trabalho e cinco minutos de descanso.
Administre o tempo e conte com imprevistos. Não subestime a quantidade de tempo que vai precisar para realizar uma tarefa. Até porque imprevistos podem acontecer. Estipule uma margem de segurança para possíveis atrasos e imprevistos, mas não caia na tentação de se aproveitar desse tempo extra e procrastinar!
Identifique seus períodos mais produtivos. Aproveite esses períodos para as demandas mais importantes.
Fonte: totvs.com